Descrição
A transformação organizacional ocorre por meio de mudanças em processos. O curso aborda o ciclo de vida de um projeto de transformação de processos (planejamento, análise, redesenho e implementação) alinhado às estratégias do negócio e às necessidades do cliente.
O que você vai aprender?
Introdução ao BPM
- Contexto atual e transformação de negócios
- Negócio, Funções de Negócio e Processos de Negócio
- O que é Business Process Management (BPM)
- Motivações, Expectativas e Necessidades da Gestão de Processos
- Metodologia para Projeto de Transformação de Processos
- Visão geral da Governança e Gestão Corporativa de Processos
- Arquitetura de Processos e os tipos de processos
- Papéis e Responsabilidades em BPM
Planejamento e Visão de Futuro
- Planejamento do projeto de transformação de processos
- Níveis de Processos
- Abordagens de Trabalho
- Definição do Escopo do Processo Crítico a ser transformado
- Definição de Diretrizes e Direcionadores de Ganho
Modelagem de Processos
- Introdução à Modelagem de Processos (conceitos, níveis e notações)
- Ferramentas de Modelagem de Processos
- Técnicas para Modelagem de Processos
- Soluções BPMS para Transformação Digital
- Introdução à Modelagem de Processos com BPMN (objetivos e principais elementos)
- Boas Práticas de Modelagem de Processos
Entendimento e Análise de Processos (AS IS – situação atual)
- Introdução a Análise de Processo
- Eficácia e Eficiência
- O que analisar em um processo
- Obtendo Informações – Métodos para levantamento de informações
- Analisando o Processo
Redesenho de Processos (TO BE – situação futura)
- Introdução ao Desenho de Processo
- Desenhando o Estado Futuro do Processo
- Próximos Passos: Implementação e Monitoramento
- Introdução à gestão da rotina (desempenho, padronização e riscos).
Indicado para quem busca:
- Conduzir de maneira assertiva a transformação de processos, a partir da transferência de conhecimento, melhores práticas e lições aprendidas em experiências anteriores;
- Promover maior confiança, colaboração, sinergia e produtividade por meio da atuação integrada (ponta a ponta);
- Promover maior integração e engajamento das equipes envolvidas (negócio e TI) por meio de uma linguagem comum;
- Definir e implementar ações corretivas, preventivas e de melhoria nos processos com maior assertividade e efetividade.